Designer cria embalagens sustentáveis para Mc lanches

Uncategorized

Sabe aquelas embalagens que são usadas para transportar nossos lanches nas lojas de fast food? Pois bem, saiba que essas sacolas e caixinhas são grandes fontes de acúmulo de lixo e de extração de matéria prima para sua fabricação. Mas a criação do design Andrew Millar pode acabar (ou amenizar) esses problemas. A idéia consiste em produzir embalagens biodegradáveis feitas com papel reciclado.

 Para criar o design dessa embalagem, Millar teve que frequentar os restaurantes da rede McDonauld´s observando e tomando notas da relação entre os consumidores e as embalagens dos lanches. Durante esse processo, o jovem design notou que os compradores costumavam rasgar e jogar as sacolas no lixo e decidiu criar uma embalagem diferente daquelas. Essa possui divisórias que mantêm os itens separados no seu interior e é toda produzida em papel reciclado e biodegradável, muito mais eco-friendly.

E a preocupação não é à toa. Em todo o mundo são consumidos anualmente mais de dois bilhões de hambúrgueres, cada um deles embalado em recipientes de papel revestidos de plástico. Essas embalagens acabam no lixo em menos de cinco minutos de uso, o que significa lixo, muito lixo.

Estudos recentes mostram que apenas 30% das embalagens da rede mundial de fast food são fabricadas com material reciclado. Isso colabora com a emissão anual de dois milhões de toneladas de CO2 da qual a empresa é responsável.

“Todos nós devemos ser responsáveis pelo lixo que produzimos, encorajando os bons hábitos ao invés de forçá-los”, defende o design em seu site. Para ele, a chave para a sustentabilidade é prestar atenção na cadeia produtiva e eliminar os aspectos geradores de resíduos.

“Nós precisamos defender a redução e a reutilização no lugar da reciclagem”, afirma. Millar diz ainda não ter apresentado o projeto à companhia. Mas se depender do discurso sustentável do Mc Donald´s e das boas intenções do design, a embalagem tem tudo para fazer sucesso.

Jacqueline

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s