Trabalho, Estudo de Campo – Gelatina e Pasta Dental

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Caixa de gelatina, Marca SOL sabor maracujá. A embalagem do produto é quadrada 8,5 x 8,5 x 2,5 feita com papelão e madeira reflorestada, possui dobraduras e é fechada com cola, sua impressão é feita em offset e a rotulagem e feita na própria impressão. A embalagem possui pelo menos 5 cores predominando a amarela.

O destaque da embalagem é a marca, na caixinha estão todas as informações legais, como, informação nutricional, ingredientes, data de fabricação e validade etc..

A gelatina tem fortes benefícios como: o custo baixo (acessível a todas as classes sociais), ajuda na saúde, pois introduz colágeno na alimentação. Alguns dos seus pontos fracos são: embalagem pouco diferenciada em vista a marcas concorrentes como ROYAL.

O fabricante dessa embalagem se descreve como J. Macedo S.A

O mercado e categoria.

O mercado é voltado a todos as faixas etárias e classes sociais, sua disposição na gôndola não foi possível para visualização, pois não havia o produto na prateleira do supermercado visitado, a concorrência domina a gôndola, pelo diferencial da embalagem (saches). Os preços variam em centavos (+/-0,20), a marca que fica na altura dos olhos na gôndola é que tem o preço mais alto, esta utiliza os saches como embalagem e na sua impressão anima com personagens conhecidos como o Sherek, atraindo crianças a consumi-la.

 

O produto deveria inovar, não em tamanho e matéria prima, porque já se tornou um ícone, é como retirar a essência do produto e cometer erros, (jogar sem certeza) como no caso do pó Royal.

Basta investir em uma cor que ainda não está presente na gôndola, pois como vimos no supermercado, uma cor quando concentrada chama atenção por mais feia que seja a embalagem. Colocar personagens também ajuda o produto a se vender, pois as crianças são as maiores consumidoras desse produto. O que não é interessante é inserir um objeto na mesma cor do fundo, como o caso da embalem CAMP.

O que observamos no campo foi que os nomes (logos e marcas) aparecem em destaque (grandes e legíveis)

Se algo diferente ocorre nessa categoria que possa oferecer alguma ameaça para os demais concorrentes são os saches utilizados somente pelo fabricante ROYAL. Quando algum concorrente rompe com a linguagem da categoria temos que monitorá-lo atentamente, para que essa embalagem no caso (sache da gelatina Royal) possa desequilibrar toda competição.

Concluindo: a gelatina é um produto consumido por todos, e muitas vezes consumimos um produto pela embalagem, investir forte nessa parte, na comunicação visual da embalagem é um ponto forte para elas se destacarem na gôndola.

Nova Antiga

Embalagem Redesenhada

Creme dental, close up, White now!  Embalagem chamativa que enche os olhos do consumidor ao primeiro impacto na gôndola (lugar estratégico, conforme idade do consumidor), a embalagem externa é muito rico nos detalhes da tipografia e do material utilizado, (transparência com detalhes prata e azul), ameaçando a concorrência rompendo com a linguagem da categoria. Mas será que ela seria ecologicamente correta? O que você prefere, plástico (resistente) ou papelão?

O destaque da embalagem é a marca e a categoria do produto, na embalagem estão todas as informações essenciais.

Seus aspectos positivos que chamam atenção do consumidor são os dentes brancos AGORA, e também hálito puro por mais tempo, e higiene pessoal (necessário). Pode ser consumida por todas as classes sociais e faixa etária, mesmo sendo rica em detalhes visuais.

Em toda a gôndola o concorrente faz uso de faixas e testeiras para comunicação visual. Os preços variam de Marca para marca, entre R$ 1,48 90g (sorriso) para R$ 9,19 50g (sorriso sensitive).

Essa embalagem é moderna, por isso não há nada a ser mudado, ela já foge dos padrões da concorrente, já possui seu diferencial.

Devem ser evitadas embalagens apagadas, como brancas, amarelinhas, no caso a sorriso, utilizavas essas cores e sumia na gôndola, no meio das embalagens coloridas.

Concluindo: Nesta embalagem trabalha em conjunto, as cores e o logo da marca se harmonizam perfeitamente com o tipo em destaque (White now).  A bisnaga interior, interage com a embalagem externa por conta da transparência.

Sandra, Simone B., Simone P., Jacqueline e Zema

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