Salgadinho é recolhido por ter embalagem barulhenta.

Uncategorized

A embalagem da batatinha chips: vendas em quedas e barulho em alta.

A PepsiCo, dona da marca Frito-Lay, decidiu recolher do mercado dos Estados Unidos o salgadinho SunChips, vendido em uma embalagem 100% biodegradável, depois de inúmeros consumidores americanos terem reclamado que ela fazia muito barulho.

Lançada em setembro do ano passado como a primeira embalagem 100% compostável, feita com mais de 90% de energias renováveis e materiais à base de plantas, a embalagem da batatinha sofreu uma onda de críticas de consumidores nos EUA.

Dezenas de americanos postaram vídeos no YouTube com críticas à poluição sonora da embalagem. Uma delas dizia – exageradamente – que se alguém queria comer uma batatinha poderia ficar surdo.

A onda de protestos gerou uma reportagem na primeira página do jornal “The Wall Street Journal”, o diário mais importante de economia dos EUA. Segundo o jornal, a embalagem emitia ruído de 95 decibéis, acima dos 77 decibéis produzidos pela versão da tradicional batatinha da Frito-Lay. Um secador de cabelos emite, por exemplo, 90 decibéis.

A embalagem da SunChips é feita de ácido poliláctico (PLA), que segundo o fabricante, se decompõe a alta temperatura depois de 14 semanas.

A PepsiCo decidiu tirar quatro das cinco versões do salgadinho do mercado americano. Manteve uma porque se diz comprometida com a questão ambiental. Mas as vendas, segundo informações da AP, também não eram nada favoráveis à empresa.

Postado por Amabile Zanetti

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s