VOCÊ SABE POR QUE O PERSONAGEM DA CAIXA DE CEREAL ESTA SEMPRE OLHANDO PRA BAIXO?

Ricardo Zoli simões

Um estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Cornell , nos Estados Unidos , analisou 65 marcas de cereais para descobrir se as pessoas e personagens que aparecem nas embalagens influenciam no comportamento dos consumidores .
Os resultados do levantamento foram publicados na semana passada no periódico Environment & Behavior e mostram que os cereais para crianças são dispostos nas duas prateleiras inferiores que ficam a cerca de 60 centímetros do chão , enquanto os produtos feitos para adultos ficam nas duas prateleiras superiores a uma média de 1 , 20 metro de altura . Outro padrão que eles encontraram nas embalagens de cereais para crianças foi o uso de personagens cujos olhos estão em um ângulo médio de 9 , 6 graus para baixo – que é suficiente para fazer com que o personagem e a criança tenham contato visual .
Por outro lado , as figuras que aparecem nas embalagens para adultos olham praticamente reto , buscando também o contato visual.

A influência e o comportamento

Mais do que entender quais são os mecanismos das empresas ao criar e expor seus produtos , os pesquisadores tinham como principal objetivo determinar se esses recursos causavam algum tipo de influência no comportamento dos consumidores . Então , após analisar as embalagens e identificar as estratégias das empresas , os pesquisadores realizaram um segundo estudo para determinar os sentimentos e a conexão que os consumidores demonstravam com relação a cada marca .
Para isso , os pesquisadores mostraram aleatoriamente duas versões de uma embalagem : em uma delas o personagem ( que era um coelho ) estava olhando para a frente e na outra ele olhava para baixo .

Os resultados mostraram que a confiança na marca era 15% maior e o sentimento de conexão era 28% mais alto quando o participante estabelecia contato visual com o personagem . Além disso , quando existia contato visual , os voluntários afirmavam gostar mais do cereal do coelho ( que se chama Trix ) do que de outros cereais .
Isso nos mostra que , independente da idade do consumidor , o contato visual com as pessoas ou personagens que aparecem nas embalagens aumenta os pensamentos positivos com relação ao produto e influencia diretamente na escolha do consumidor.

http://www.mundoatualizado.net/2014/10/voce-sabe-por-que-o-personagem-da-caixa.html

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